PRESERVAR É NOSSO DEVER

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MESTRE EM ENGENHARIA URBANA E AMBIENTAL NA ÁREA DE SANEAMENTO AMBIENTAL PELA UFPB, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL,QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIADA EM QUÍMICA PROFESSORA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA DA DISCIPLINA QUÍMICA.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

FICHAMENTO : Educação para o desenvolvimento Sustentável

BASEADO NO ARTIGO EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A educação, pode moldar o mundo de amanhã, instrumentalizando indivíduos e sociedade com as habilidades, perspectivas, conhecimento e valores para se viver e trabalhar de maneira sustentável. O objetivo geral da EDS é empoderar cidadãos para agir por mudanças sociais e ambientais positivas, implicando em uma ação participativa.
O plano de ação, conhecido como agenda 21, forneceu uma série de princípios para auxiliar governos e outras instituições na implementação de políticas e programas para o desenvolvimento sustentável.
As grandes premissas da educação para o desenvolvimento sustentável:
• Promoção e melhoria da educação Básica.
• Reorientar a Educação existente em todos os níveis em direção ao desenvolvimento sustentável.
• Desenvolver entendimento público e consciência da sustentabilidade.
• Treinamento (conhecimentos e habilidades para realização de trabalhos de forma sustentável).
Por mais de uma década, muitas instituições de ensino superior, organizações não-governamentais e agências de governo do mundo inteiro fizeram esforços significativos para incorporar o desenvolvimento sustentável em programas acadêmicos, operações e comunidades locais. A partir dessas experiências, fica claro que embora haja consenso nos objetivos gerais da EDS, sua criação e implementação nos níveis local, regional e nacional diferem, de acordo com as diferentes condições sociais, econômicas e ambientais, de forma relevante e culturalmente apropriada.
O papel da UNESCO é aumentar a qualidade e abrangência da educação e reorientar seus objetivos para reconhecer a importância do desenvolvimento sustentável.
O desafio para implementar a EDS requer parcerias entre governos, comunidades acadêmicas e científicas, professores, ONGs, comunidades locais e mídia. A década oferece oportunidades para UNESCO e seus parceiros para reorientar a educação em direção à consciência de que todos nós compartilhamos um destino comum e um compromisso de um futuro melhor para as pessoas e o plaNETA.
FICHAMENTO ESCRITO PELA PROF: ELISÂNGELA RODRIGUES( BASEADO NAS IDÉIAS DO ARTIGO EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNESCO, Education for Sustainability- from Rio to Johannesburg: Lessons Learnt from a Decade of Commitment, 2002.)

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