PRESERVAR É NOSSO DEVER

Minha foto
MESTRE EM ENGENHARIA URBANA E AMBIENTAL NA ÁREA DE SANEAMENTO AMBIENTAL PELA UFPB, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL,QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIADA EM QUÍMICA PROFESSORA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA DA DISCIPLINA QUÍMICA.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

REFLITA SOBRE SUAS ATITUDES

Em virtude dos fatos mencionados, sobre desenvolvimento e crescimento sustentável, é possível a partir de já, refletirmos em maneiras de como salvar o planeta, ainda sim, fazer deste planeta um local de novas descobertas, ou seja, a humanidade ao longo dos tempos, já provou que é capaz de reinventar, de construir coisas imagináveis. Diante de tantas coisas por descobrir, a partir das novas gerações, não podemos e nem devemos acabar com os recursos a troco de ganância por uma economia que cresça violentamente. Precisamos colocar os pés no chão e cair na real que é ilusão acabar com a pobreza. Temos que decidir: viver de forma harmoniosa com a natureza, preservando-a, ou consumir tudo de maneira desenfreada, sabendo-se o resultado desta causa, mas, não dando a mínima para o que acontece, e o que pode acontecer. Não devemos ser hipócritas, se estamos vendo as catástrofes, efeito de nossas atitudes consumistas, e mesmo assim estamos de olhos bem abertos caminhando para o abismo. Mesmo que a vontade de querer ter mais seja maior, devemos adotar uma consciência de que isto só irá levar a extinção de espécies diversas, inclusive a nossa.
Será que viver melhor não importa? Viver bem é ter mais? É consumir mais? Este mundo moderno é consumista, e nos mostra que estamos escravos de nossas invenções como: passar horas em frente ao computador, a tv, se alimentar de comidas semi-prontas, porque estamos sempre atrasados, mesmo com todas engenhocas do mundo novo.
Até quando isto irá continuar? Aonde tudo vai parar? Ouvimos falar que os combustíveis fósseis dentro de 40 a 50 anos estarão acabados e que os carros emitem muitos poluentes como o CO2 e CO nocivos ao meio ambiente, e mesmo assim o número de carros fabricados só aumenta. A sensação que temos é que os governantes e aqueles que precisam de muita matéria prima, os donos de industriais, não estão dando a mínima para as conseqüências, o importante para eles é vender, ficar mais ricos e para aqueles é arrecadar impostos. Impostos esses que servem para investir em mais crescimento da economia. Uma coisa é certa ou paramos de consumir dessa maneira os recursos do ecossistema ou iremos ser parados.

TEXTO ESCRITO PELO PROFESSOR DE QUÍMICA DA EEEFM LUIZ DE AZEVEDO SOARES SANTA-RITA PB: IRIVAN RODRIGUES 04/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...