PRESERVAR É NOSSO DEVER

Minha foto
MESTRE EM ENGENHARIA URBANA E AMBIENTAL NA ÁREA DE SANEAMENTO AMBIENTAL PELA UFPB, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL,QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIADA EM QUÍMICA PROFESSORA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA DA DISCIPLINA QUÍMICA.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Poluição do ar: consequências para os seres humanos

As fábricas também poluem o ar com produtos químicos. Os nomes dos gases lançados pelas chaminés das indústrias é de arrepiar: óxido de enxofre (SO), óxido de nitrogênio (NO) e hidrocarbonetos (HC).
Respirar óxido de enxofre provoca tosse e pode causar asma e bronquite nas crianças. Nas pessoas mais velhas ele dá falta de ar e enfisema pulmonar, uma doença grave. O óxido de nitrogênio e os hidrocarbonetos fazem os olhos arder e deixam as pessoas com menos resistência. Fica mais fácil ficar gripado ou ter uma sinusite.

Efeitos da poluição do ar sobre o ser humano Entre os gases emitidos pelos veículos, o monóxido de carbono é o mais conhecido, pela quantidade produzida e pelos efeitos sobre a saúde humana. O monóxido de carbono dificulta o transporte de oxigênio no organismo, prejudicando o funcionamento do sistema nervoso, respiratório e cardiovascular.
É perigoso deixar o motor funcionando em local fechado, pois o motor consome oxigênio e libera gás carbônico, monóxido de carbono e outros gases tóxicos. Aspirar monóxido de carbono causa tonturas, vertigens e pode até matar por asfixia. O mais perigoso é que a pessoa não percebe que está se intoxicando, porque o monóxido é incolor, não tem cheiro nem gosto. Daí a importância da ventilação em túneis, garagens, oficinas e locais fechados onde haja veículos com o motor ligado.
A poluição torna o organismo vulnerável a resfriados e doenças alérgicas de todo o tipo. Ardência nos olhos, náuseas e dificuldade de respirar podem ser sinais de que o ar está poluído demais.

Algumas conseqüências:
- O monóxido de carbono é o mais nocivo, causando vômitos, tontura, redução dos reflexos e da acuidade visual.
- Bronquite, pneumonia, enfisema, doenças cardiovasculares e alergias, alguns tipos de câncer relacionados ao benzeno e, em casos extremos, anencefalia (ausência ou atrofia do cérebro em recém-nascidos) em cidades com alta poluição do ar como Cubatão (SP) e Araucária (PR), até recentemente.
- O dióxido de nitrogênio causa dores de garganta, tosse, falta de ar, enfisema e alergias.
- O chumbo afeta os sistemas nervoso (convulsões e redução do aprendizado em crianças), renal, circulatório e reprodutor.
- As partículas mais grossas sujam ruas e telhados, reduzem a absorção de raios solares, diminuem a visibilidade e provocam corrosão em metais. As partículas mais finas, chamadas aerosóis, penetram o sistema respiratório, induzindo à asma e doenças do coração.
- Quando chove, esta mistura de gases e partículas é levada ao solo, rios e lagos, alterando a saúde das plantas e outros animais.
- A emissão destes poluentes relaciona-se ainda com a redução da camada de ozônio, com a chuva ácida e com o efeito estufa, todos eles motivo das piores dores de cabeça de todos os ambientalistas do planeta.
Fonte: Jornal do Meio Ambiente e Boletim 'Recado do Cheida' (27/10/06)

7 comentários:

  1. os gases poluentes estão acabando com o nosso mundo precisamos parar com isso !!!

    ResponderExcluir
  2. nós não podemos enteromper os efeitos das emissões de gasses poluentes . mas nós podemos influenciao mosso futuro . diz a jovem erica

    ResponderExcluir
  3. Oi elisângela,é de pessoas como você que o mundo prescisa,gente de garra e coragem, no entanto para minha tristeza ,vejo que voce não postou nada em 2010,que aconteceu?Não dezanime,pois a questão ambiental,não chega a ser nen a ponta do aiceberg,querida guerreira coragem e perseverança.meu site sendoluzmaior.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Precisamos salvar o planeta com garra coragem e firmeza.

    ResponderExcluir
  5. Existem pessoas que se comprometem a ajudar no combate a poluição mas se ultilizam de materiais que provocam danos no nosso ambiente e na nossa saúde
    ENTÃO....
    ACHO melhor essas pessoas começarem a levar issso a SÉRIO pois tudo passa e termina
    e é o q vai acontecer se ninguem agir com RESPONSSABILIDADE E ÉTICA

    ResponderExcluir
  6. Se você ama o planeta que tem, cuide dele, pois ele pede ajuda.
    E se não agirmos rapidamente depois não terá mais volta.

    ResponderExcluir
  7. vamos salvar o mundo pessoa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...